quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mulheres poderosas

Bem, hoje quero falar da importância das mulheres em nossas mesas e como elas podem ser  injustiçadas na literatura e nos demais materiais de fantasia e ficção. 

Nossa mesa de Rpg sempre teve uma forte presença feminina, tanto em número como em qualidade, mas isso parece não ser regra pelo mundo afora. E a que se deve essa realidade?



O mundo é machista, simples assim, e quem perde com isso não são apenas as mulheres, somos todos nós. Os maiores clássicos da literatura, séries televisivas, filmes, jogos e HQs retratam em sua maioria suas personagens femininas como donzelas frágeis a serem salvas, estorvos para os heróis, ou simplesmente escape sexual e infelizmente este é um traço histórico.

Quando não está chorando está dormindo

Não existe maior estorvo que a Natalya no 007 para Nintendo64?

Precisa comentar?

Mesmo em histórias consagradas como O Senhor dos anéis, StarWars, entre outras, as mulheres estão lá, mas isso é tudo. Por que elas não representam papéis importantes?  Por que não há mulheres em papéis principais?

Os poucos autores que tentam colocar personagens femininas como personagens centrais, acabam tentando errado:  

Ainda estou tentando entender quem é o homem nessa estória.

Coisinha mais morna.

Você lé por que ela é forte ou por que está pelada?


As mulheres podem e são fortes, mas nem por isso precisam deixar de ser femininas, e a força feminina não está necessariamente concentrada em suas partes intimas desnuda:

As personagens das nossas jogadoras: Regina, Jake, e Carol são personagens fortes e decididas, muitas vezes assumindo papeis de lideres, tanques, controladoras entre outros, sem estereótipos de fadinhas, assistentes ou moscas mortas e não poderia ser diferente afinal de contas elas são assim na vida real, e graças aos bons deuses ou a proximidade do fim do mundo os autores parecem começar a perceber isso:

 
Valente - novo filme da Pixar


Arya Stark - Game of Thrones
Cersei Lannister - Game of Thrones

Sarah Connor - Terminator: The Sarah Connor Chronicles

Jessica Hamby - True Blood
Falando em fim do mundo, podemos entender o porquê de tantos autores menosprezarem os personagens femininos:



Homem mandando em casa é pura ficção... rs

Na vida real todos nós exercemos papeis com a mesma importância, não importa se homens, mulheres ou outras orientações existentes ou que possam vir a existir... (cada dia cria-se uma)... rs

Lafayette - True Blood: Um dos meus personagens preferidos, vamos deixar de ser preconceituosos.


As mulheres finalmente começam a ser retradas como de fato são e essa tendência deve ser seguida em todos os planos. Assim deve ser nas artes, nas rolagens de dados e na vida. 

Então para os mestres e jogadores de plantão, passem a tratar as personagens femininas, sejam jogadoras ou NPCs com mais respeito. Garanto que as partidas ficam muito mais interessantes e perfumadas quando se tem mulheres jogando. Por isso caso não queiram continuar com seis ou mais cuecas rolando dados, convidem algumas garotas para a jogatina e façam com que elas se sintam a vontade respeitando suas personagens suas opniões e dando o merecido valor a elas.

3 comentários:

  1. Interessante o texto, uma abordagem um pouco diferente de porque vemos poucas meninas jogando. Apesar dessa realidade estar mudando, porque cada vez mais vejo meninas nas mesas e eventos de RPG por ai.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Ana, essa realidade esta mudando e isso é ótimo, mas como ainda tem muita gente cabeça dura e preconceituosa por aí achei por bem fazer minha parte e dar uma forcinha, além disso foi uma merecida homenagem as mulheres que fazem a alegria da nossa mesa nos domingos de Rpg aqui em casa.

    ResponderExcluir
  3. É muito verdade como os personagens femininos são subestimados em RPG e em livros. Eu realmente não aguento a Bella do Crepúsculo (como é tonta!). O fato é que isso realmente vem mudando nas mesas de RPG e na literatura (vejam Arya Stark de Guerra dos Tronos). Não acho que a mulher tem ser tanque-ninja-poderosa como a Alice do Resident Evil... Nosso valor está na combinação da nossa sensibilidade-inteligência-força.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário aqui: