segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Adaptação: Veículos Steampunk para D&D 4.0




Nossa atual aventura tomou um ar steampunk após o grupo de aventureiros contratarem os serviços de um dirigível e sua tripulação Goblin.






Eu adoro este estilo que bem dosado pode se adaptar a qualquer aventura, a sessão narrada pelo mestre Américo foi superdivertida com muita interpretação e com uma batalha cheia de surpresas e táticas diferenciadas no ar.

Eis então que resolvi adaptar alguns dos veículos e gerigonças utilizadas na narrativa além de discutir algumas regras de batalhas alternativas já que os personagens Murdock e Andrissa estão mais interessados em montar os monstros que aparecem do que derrota-los, o que gera muita confusão na jogatina. 

Como estou sem tempo e muitas vezes com preguiça, farei uma serie de postagens menores com as adaptações e regras alternativas.

No livro arsenal do aventureiro existe um modelo de dirigível na página 18 que pode ser utilizado sem problema pelos mestres que pretendem alçar voo em suas aventuras, outro acréscimo interessante é o modelo de Ornitóptero da página 19 do mesmo livro, mas o que gerou uma experiência extremamente gratificante para alguns personagens na aventura que eu citei, foi à tentativa cinematográfica do mestre de usar uma espécie de foguete para a fuga dos goblins. 

Acho que era apenas firula narrativa do mestre, mas calhou de um personagem saltar para cima do veiculo e com uma serie de rolagens bem sucedidas tomar controle do equipamento. 

E agora? 

O Américo teve que se virar com os testes, mas vocês podem usar o modelo que eu criei e as regras alternativas dos próximos posts:

Foguete: Este veículo estranho é uma espécie de bote salva-vidas para Dirigíveis, Zepelins e navios voadores em geral. Criado pelos melhores engenheiros Goblins o foguete aparece em duas versões: De um assento, para um piloto com um compartimento de carga; ou de dois acentos, um para o piloto e outro para um passageiro.

Foguete
Veiculo (Médio)
PV 45                Espaço 2 por 1 quadrados
CA 10; Fortitude 12, Reflexos 17
Deslocamento voo 10
                   Custo 4.000 PO
Piloto
O piloto deve ocupar o assento frontal do dispositivo e ter as duas mãos livres para manipular seus complexos controles.
Carga
Uma criatura media;   150 Kg de equipamento.
ou
Duas criaturas médias;  50 Kg de equipamento.
Sobrecarga leve
O limite de carga máximo de um foguete é de 210 Kg, caso esse limite seja ultrapassado em até 30 Kg o foguete perde altitude e volta a se estabilizar a 1,5m do chão. É possível manobrar um foguete com sobrecarga leve, mas a cada rodada a 50% de chance do piloto perder o controle e o foguete percorrer seu deslocamento total em uma direção aleatória.
Sobrecarga pesada
Caso o limite de carga seja ultrapassado em mais que 30 Kg o foguete cai 6 quadrados nas primeiras 5 rodadas e 12 quadrados nas rodadas seguintes enquanto seu limite de carga não for restabelecido. Um foguete que atinge o solo por sobrecarga pesada, após descer mais que 10 quadrados fica destruído.
Fora de controle
Um foguete fora de controle avança com seu deslocamento padrão em direção aleatória. A cada rodada, há 50% de chance que ele perca altitude, caindo 6 quadrados nas primeiras 5 rodadas e 12 quadrados nas rodadas seguintes. Um foguete fora de controle que atinge o solo após descer mais que 10 quadrados fica destruído.
Cobertura
Um foguete concede cobertura para seu condutor e passageiros.
Propulsão explosiva
Uma rajada de fogo contígua 1 parte do fundo do foguete, qualquer criatura no alcance da rajada recebe 1d8 de dano de fogo e 5 de dano contínuos (TR encerra)
Combustível
Um foguete tem autonomia de voo de 1 hora após esse tempo o combustível acaba. Um foguete sem combustível cai 6 quadrados nas primeiras 5 rodadas e 12 quadrados nas rodadas seguintes até chegar ao chão.
*Considera-se que um personagem médio pese cerca de 80 Kg para cálculo de sobrecarga.


2 comentários:

  1. Puxa, ficou muito legal esse foguete! Bem coerente. Pena que eu não me lembro muito dessa aventura. Acho que bati a cabeça um pouco mais forte quando as geringonças dos Goblins aterrizaram.rs.

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  2. Que nada! Foi massa mermo! O diabo do anão montou no foguete e saiu quicando junto com o goblin!

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