segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Erro crítico

Saudações Aventureiro,

Desde os primórdios das nossas jogatinas sempre prezamos pela emoção em nossas sessões de RPG e para mim não havia nada mais emocionante do que ver alguém tirar 1 no D20 e abrirmos a nossa velha revista dragão brasil e procurar qual seria a lambança que o personagem faria. É bem verdade que a tabela era zoada e grande parte das opções listadas eram bem esdruxulas você prendeu seu pé em chiclete, fique uma rodada sem jogar, mas sempre foi divertido.
Quando passamos a jogar a 4º Edição resolvemos adotar uma tabela mais simples que estou disponibilizando abaixo:
Sempre que um atacante rolar um 1 natural em uma jogada de ataque, Role 1D8 e consulta a tabela abaixo (A narração exata do efeito fica por conta de cada DM e as particularidades de sua cena):
D8
Efeito
Exemplos
1
O atacante fica caído.
Escorregar numa poça de sangue, torcer o joelho.
2
O atacante perde um Pulso de Cura. Seu turno termina imediatamente.
Estirar um músculo, uma magia se volta contra o lançador.
3
O atacante perde a arma/implemento que cai em um quadrado adjacente, á escolha do DM.
Arremessar a arma, deixar escapar o implemento.
4
O atacante concede vantagem de combate á todos que o atacarem até o início de seu próximo turno. Seu turno termina imediatamente.
Receber uma pancada na cabeça,  dar um tropeço.
5
O atacante tem -2 de penalidade no próximo ataque.
Ter uma pequena câimbra, perder a concentração.
6
O atacante tem -2 de penalidade na CA até o início de seu próximo turno. Seu turno termina imediatamente.
Baixar a guarda, uma quebra na armadura.
7
O atacante provoca um ataque de oportunidade contra o(s) alvo(s) de seu(s) ataque(s). Seu turno termina imediatamente.
Aproximar-se demais, subestimar um oponente.
8
O atacante acerta o amigo mais próximo, 1d6 de dano.
A arma ou implemento é arremessada no aliado ou a magia atinge o aliado.


O bem da verdade é que essa tabela acima foi aprovada por exigência  medinho do nosso guerreiro minha primeira proposta era:

Jogue 1d10

D10
Efeito
Exemplos
1
Seu adversário ganha um ataque de oportunidade.
O personagem tropeça e cai
2
Causa dano normal da arma em si mesmo
O personagem atingi a si mesmo.
3
Enumere os personagens: amigos e inimigos que estejam na linha de visão de quem jogou o critico (quando for arma corpo a corpo, leve em consideração apenas os personagens há até 5 quadrados de distância), jogue um dado para determinar quem será atingido, essa criatura leva o dano normal da arma.
A arma se solta da mão do personagem e atinge uma criatura em sua linha de visão, caindo em um quadrado adjacente.
4
Você derruba sua arma em um quadrado adjacente
A arma escorrega.
5
Sua arma esta presa (uma ação padrão, mais um teste de força para solta-la)
Sua arma prende no chão, parede ou até mesmo no corpo de um inimigo.
6
-1 no bônus da CA até ser recolocada, gasta uma ação padrão para recolocar e leva ataque de oportunidade se estiver adjacente a um inimigo, Armaduras pesadas só podem ser recolocadas por um companheiro
A presilha da armadura do personagem se solta perdendo parte de sua eficiência
7
– 2 em todas as jogadas de ataque. (teste socorro CD 15, para tratar o joelho, em duas ações de rodada completa).
O personagem estirou o ombro ou torceu o pulso.
8
Perde 3m do seu deslocamento. (teste socorro CD 15 para tratar o joelho.)
O personagem torce o joelho.
9
-1 nas jogadas de ataque e -1 no dano, até que ela seja concertada:
Custo para conserto:
  • armas comuns 5 PO;
  • armas mágicas 100 PO.
Sua arma foi danificada.
10
Interrompe a rodada apenas.
Você apenas errou o golpe.

3 comentários:

  1. O guerreiro desaprovou, pois é o que mais apanha, logo é o mais suscetível a essa tabela maldita.
    Detalhe, dependendo da sua tabela, vc teria matado a maga com o seu crítico!
    kkkkkkkkkkkk!!

    ResponderExcluir
  2. O amor doí as vezes, a Andryssa que o diga. Mas nossa maga já esta acustamada a levar umas marteladas, como diz o grande poeta: Doí, materladinha não doí... rs

    ResponderExcluir
  3. Padre sem vergonha, é fácil ficar fazendo regra pra levar porrada se ele é o ÚNICO que se cura o tempo todo... Regra pra aumentar o dano do ladino ele não faz não...

    ResponderExcluir

Faça seu comentário aqui: