sexta-feira, 11 de março de 2011

Cerco a Cidadela Felbarr - A estória por trás da historia

Migrar para a versão 4.0 foi um desafio para o nosso grupo, principalmente para os mestres (revezamos os mestres entre as aventuras), todas as novas regras e a falta de tempo me fizeram optar por usar uma aventura pronta: Cerco a Fortaleza Bordrin, mas como gosto de costurar bem as aventuras com a historia do cenário que jogamos, fiz algumas adaptações:


Troquei a Fortaleza Bordrin por Cidadela Felbarr e como pretendia apresentar as armas da caverna dos dragões na aventura, adicionei a premissa dos aventureiros adolescentes na minha historia entre outras mudanças.

Segue abaixo um relato do plano de fundo criado para a aventura Cerco a Cidadela Felbarr.

Felbarr:

Anões estabeleceram Felbarr muitos séculos atrás, porém eles a entregaram para os humanos quando se mudaram para as áreas  mais profundas em suas montanhas. Localizada diretamente ao norte da Floresta Alta e a nordeste de Lua Argêntea, a cidadela prosperou.

Três centenas de anos atrás, a cidadela foi invadida pelas hordas bestiais de orcs do rei Obould Muitas-Flechas, que transformou suas minas em um antro de monstros, passando a ser conhecida como Cidadela das Muitas-Flechas. O hediondo exército de Obould fixou residência no lugar por trezentos anos. Os orcs a possuíram por séculos, e eles poderiam ter continuado assim, pois cresceram em grande número. No entanto, eles foram perseguidos por sua própria raça.

Outra gigantesca horda de orcs movia-se em direção ao sul vinda da Espinha do Mundo, sua intenção era pilhar as cidades do sul. Eles passaram pela Cidadela das Muitas Flechas em seu caminho. Sobre influência da bruxa shadar-kai Myrissa, amante do comandante Tusk, decidiram sitiar a cidadela ao invés de prosseguirem para o sul. A batalha foi ferrenha e muitos orcs de ambos os lados perderam suas vidas. Os que sitiavam a cidadela lutaram por quatro meses até que os portões fossem derrubados e eles teriam matado o Rei Obould Muitas Flechas se um terceiro grupo não entrasse na briga. Um poderoso grupo de anões viu a batalha entre os orcs como uma oportunidade e, no tempo certo, eles atacaram os guerreiros orcs dos dois lados, matando muitos. Os anões colocaram Obould e seus orcs para fora da cidadela e, então, acabaram com a maior parte da horda que sitiava o lugar. Assim, o sul estava a salvo e a Cidadela Felbarr estava novamente na mão dos anões.

Obould Muitas Flechas partiu com suas tropas para a Espinha do Mundo, enquanto Tusk, juntamente com sua amante Shadar-kai , refugiou-se nas Montanhas Rauvin. Suas tropas expulsaram a maioria das tribos Goliaths das montanhas, provocando a fuga do nosso aventureiro Gunthak e motivando sua vida como aventureiro.

O atual rei anão de Felbarr é Emerus Coroa de Guerra. Ele ocupou a cidadela e esperou por reforços, na esperança de que os orcs não pudessem se organizar rápido o suficiente para atacar sua então enfraquecida força. 

A Sorte, ou os deuses estavam com ele, pois seis centenas de anões do escudo chegaram na primavera seguinte. Já se passaram quatro anos e a Cidadela Felbarr está bem defendida novamente. Será?

A Cidadela Felbarr está construída numa planície entre a Floresta da Lua e um pequeno conjunto de montanhas ao leste, as montanhas Rauvin. A riqueza mineral aqui é mais escassa do que em montanhas maiores, mas os anões se saem muito bem. Recentemente eles iniciaram um comércio de investida para o oeste, na direção de Mirabar e até Lua Argêntea. O sucesso do comércio poderia sustentar esta população e garantir o domínio anão pelos próximos séculos.

Obould Muitas Flechas

A Espinha do Mundo é a nova morada de Obould Muitas Flechas, rei dos orcs e senhor exilado da Cidadela das Muitas Flechas (Felbarr). Ele conspira com os gigantes e com os drow para liderar uma horda em direção ao sul e talhar um grande reinado para ele e para seus filhos. Ele também se enraivece pela perda da Cidadela das Muitas Flechas e, se depender de sua vontade, Emerus Coroa de Guerra não descansará na antiga morada de Obould por muito mais tempo.

Caverna dos dragões:
  
Na nossa primeira aventura, mestrada pelo jogador Américo, os aventureiros encontraram um baú no tesouro de um dragão branco. Nessa mesma aventura os personagens encontraram um grupo de aventureiros que liderados por Catelin, irmã do anão Murdock,  que tinham como missão resgatar esse baú e levar até seu Tio Belur em Felbarr. E assim os jogadores fizeram.
Belur era um bravo guerreiro de uma casta nobre dos anões dourados de Felbarr. Comandou uma força anã na batalha de retomada de Felbarr a aproximadamente quatro anos atrás, nos tuneis mais profundos de Felbarr. Durante essa batalha, Belur acabou separado de seus comandados sendo atingido gravemente pelo inimigo, ficando cego. Antes que Belur fosse morto uma matilha de sabujos da sombra atacaram os orcs, salvando Belur de um trágico futuro. Belur ficou perdido nos túneis por vários dias, tendo como única companhia os sabujos das sombras. Essa amizade perdura até hoje.
Após ser resgatado dos túneis Belur, O Cego, passou a cuidar dos bens de sua família, viajando em busca de novas peças para o seu antiquário. Foi quando, em uma loja do mercado de Amn ouviu pela primeira vez a historia dos aventureiros: Hank, Bobby, Sheila, Diana, Presto e Eric.

O baú encontrado com o Dragão Branco continha um dos itens mágicos desse grupo de aventureiros. Baseado em uma antiga lenda, esses itens foram usados por jovens aventureiros que, sozinhos, derrotaram um poderoso Linch e seu exército de Orcs. Conta a lenda que esses aventureiros foram até mesmo capazes de confrontar Tiamat, a poderosa Deusa dos Dragões. O conhecimento dessas lendas e o desejo de derrotar o perigo representado por Obould tornou a busca por esses artefatos uma obsessão para Belur.

Envolvendo os jogadores:

Ao chegar em Felbarr, os jogadores descobrem a recente história de guerra da cidade e  sentem na pele os riscos iminentes, além disso os jogadores ganham a confiança de Belur, que entrega a eles o item mágico encontrado.

Tusk, general de um exército orc, planeja aproveitar-se da ausência do rei Emerus, em viagem para o concílio das fronteiras prateadas em Lua Argêntea. O general Orc pretende usar a instabilidade política gerada pela ausência do suserano anão, as intempêries do meio do inverno e os túneis há muito esquecidos pelos moradores de Felbarr e recém-descobertos por seus aliados shadar-kais para avançar em duas frentes e assim enfraquecer a defesa anã.

Assim nossos aventureiros se veem envolvidos na trama. Gunthak, o goliath, possui pendências pessoais com orcs, principalmente os de Tusk, diretamente responsáveis pela matança em sua tribo; os laços familiares forçam Murdock a agir em nome de seu tio e sua raça; Dravenn, o ladino, teve sua palavra de ajuda condicionada ao artefato mágico recebido de Belur. A destruição causada pelos orcs em seu caminho de guerra chama a atenção do conclave esmeralda,  logo a druida passa a se envolver. Dara precisa manter-se no grupo a fim de se proteger de uma bruxa que lhe persegue e, por fim, a maga Andryssa encontra-se confusa com seus sentimentos pelo anão Murdock e encantada com esse novo mundo de aventuras e perigos.

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