quinta-feira, 31 de março de 2011

Armas de fogo

Com o fim de Cerco a Cidadela Felbarr, o larápio do Américo passa a ser nosso novo mestre e o mesmo optou por adaptar a aventura Morte em Porto Livre para o grupo.
 Nesta aventura de piratas alguns NPCs fazem uso de armas de fogo (saudade do meu ranger, alquimista e pistoleiro 3.5 Edwin), e como ainda não há  versão oficial para armas de fogo D&D 4th resolvi adaptar essas armas.



Segui o pressuposto de que as armas de fogo e o uso de pólvora em nosso cenário é muito perigoso e incomum, algo quase que místico, por isso armas de fogo são caras e de difícil manuseio.


As armas de fogo foram originalmente inventadas pelos criativos engenheiros gnomos da rocha  e mais tarde trazidas por piratas para Águas Profundas, esse invento é recente e pouco difundido, além disso são poucas as pessoas dispostas a aventurar-se no uso da perigosa pólvora negra.

ARMAS DE COMBATE À DISTÁNCIA SUPERIORES.

Uma mão
Arma
Prof.
Dano
Alcance
Preço
Peso
Grupo
Propriedades
Arcabuz
+2
2d4
5/10
100 PO
5 kg
Besta
Mão Inábil, Recarga Mínima, Decisivo Elevado.
Pistola
+3
d8
10/20
150 PO
2 kg
Besta
Mão Inábil, Recarga Mínima.

Munição
Arma
Preço
Quantidade
Peso
Propriedades
Bolsa de Pólvora
3 PO
1
0,5 Kg
Inflamável*
Munição Esférica
1 PO
10
1 Kg
------------------
Balin
1 PO
10
1 Kg
-------------------
Munição canhão
1 PO
3
60 Kg
-------------------
*Se entrar em contato direto com fogo causa um ataque usando uma ação imediata: +7 vs. Reflexos | 2d8 de dano flamejante.

Duas mãos
Arma
Prof.
Dano
Alcance
Preço
Peso
Grupo
Propriedades
Bacamarte
+2
3d4
10/20
150 PO
10 Kg
Besta
Recarga Padrão, Decisivo Elevado.
Mosquete
+3
d12
15/30
200 PO
14 Kg
Besta
Recarga Padrão, Decisivo Elevado.
Baioneta*
+2
d4
--------
10 PO
0,5 Kg
Lâmina leve
- 2 no ataque a distância.
*possibilita disparar com o mosquete adjacente a um inimigo sem levar ataque de oportunidade.


Duas pessoas
Arma
Prof.
Dano
Alcance
Preço
Peso
Grupo
Propriedades
Canhão pequeno
+2
3d6
15/30
1000 PO
250 Kg
------
Recarga Padrão, Decisivo Elevado, Brutal 4.


Todas as armas de fogo possuem as seguintes características:

  •   Além da munição, para efetuar o disparo de uma arma de fogo, é necessário pólvora, uma bolsa de pólvora pode recarregar 30 vezes uma arma de uma mão, 20 vezes uma arma de duas mãos e 03 vezes um canhão.
  •   Todas as armas de fogo emperram com roladas de 01 natural. Para desemperrar a arma é necessário um teste de Ladinagem ou arcanismo CD 20.

Armas


Arcabuz: Arma curta, mas de grande calibre, dispara uma carga de chumbo grosso (20 balins de cerca de 10 mm de diâmetro);


Pistola: Arma curta de precisão dispara uma única munição esférica de chumbo de 25 mm;


Bacamarte: Arma longa de grande calibre, dispara uma carga de chumbo grosso (40 balins de cerca de 10 mm de diâmetro);

 
Mosquete: Arma longa de precisão dispara uma única munição esférica de chumbo de 25 mm;


Baioneta: é um pequeno sabre, com um só gume e punho em cruzeta, adaptável através de anéis, à boca de mosquetes e armas semelhantes para substituir os projéteis em combate corpo-a-corpo;

 

Canhão Pequeno: Arma de artilharia pesada usada para defesa de navios, dispara uma única munição esférica de ferro de 20 cm de diâmetro;

Munições


Bolsa de Pólvora: mistura de Salitre, Carvão e Enxofre usada como propelente em armas de fogo, altamente inflamável.


Munição esférica: esferas normalmente fabricadas com chumbo utilizadas em disparos de pistolas e mosquetes.


Balin: pequenas esferas normalmente de chumbo utilizada em disparos de Arcabuz e Bacamartes.


Munição de Canhão: grande esfera de ferro utilizada no carregamento de canhões.


Novos talentos (inspirados de forma surdina no rolando20):
Talentos do Estagio Heroico
Familiaridade com armas de fogo
Benefício: Você pode usar Inteligência como atributo para ataque e dano de armas de fogo ao invés de Destreza.

Treinamento com armas dos Gnomos
Pré-requisito: Gnomo
Benefício: O personagem adquire proficiência e +2 de bônus de talento nas jogadas de dano com armas de fogo.

Tiro Longo (página 201, livro do Jogador)
Esse talento pode ser utilizado com armas de fogo.


Talento do Estagio Exemplar

Recarga rápida*
Pré-requisito: Proficiência com alguma arma de fogo.
Benefício: Você pode recarregar sua arma com uma ação mínima. Você também ganha um bônus de +5 para desemperrar armas de fogo.
*Não pode ser escolhido para a arma: canhão

Atirador Firme (página 203, livro do Jogador)
Esse talento pode ser utilizado com Pistolas.

Caçador Ardiloso (página 203, livro do Jogador)
Esse talento pode ser utilizado com Mosquetes.

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