sábado, 19 de março de 2011

Jogos de Azar e RPG

Em toda aventura medieval que se preze, não pode faltar uma taberna, bebida, mulheres, confusões e jogos.

Nosso grupo gosta muito dessas interações sociais e eu gosto de acrescentar mini games e quebra cabeças para os jogadores saindo um pouco da rotina de regras do D&D vez ou outra. Para isso varias ferramentas podem ser utilizadas, busco inspirações em jogos eletrônicos, brinquedos infantis ou simplesmente competições utilizando as pericias dos jogadores (antes do 4.0 eu já mestrava com desafios de pericias).

Segue algumas ideias para adicionar um pouco de jogatinas de azar nas aventuras:


Poker Dice – É um poker que utiliza dados ao invés das cartas, vocês podem encontrar dados próprios com faces contendo reis, rainhas e valetes, ou usar um D6 mesmo.

Aposta cega: Antes de jogar os dados pela primeira vez, um jogador deve fazer uma aposta e os outros jogadores participantes devem cobrir a aposta para continuar no jogo, podendo aumentar a aposta caso deseje igual ao jogo de cartas homônimo.

1º Jogada de dados: cada jogador rola 5D6, aqui é interessante usar uma caneca para rolar os dados, dá um clima medieval.

A ordem das sequencias é essa:

As sequências podem ser em qualquer número sendo a face 6 maior que a 5, a 5 maior que a 4 e assim sucessivamente para determinar o campeão.

Após a primeira rolagem de dados os jogadores podem aumentar suas apostas caso queiram e os demais tem que cobrir as apostas para continuar, quem desiste perde o dinheiro apostado na aposta cega.

2º Jogada de dados: cada jogador pode escolher a quantidade de dados que quiser e rolar novamente seus valores, mantendo os valores dos dados não rolados para montar a sequência.

O jogo pode terminar aqui, determinando o vencedor ou vencedores caso haja empate ou pode-se seguir as regras “oficiais” e repetir a rodada de apostas e rolar mais uma vez os dados terminando assim na 3º rodada.

Muito bom o jogo já que é necessário coragem e tática, e por que dá para colocar um jogador contra o outro e não apenas mestre vs. Jogadores.

Pazzak - É um jogo de cartas retirado do jogo eletrônico Knights of the Old Republic, esse jogo parecido com 21 é extremamente viciante e pode ser encontrado em formato PDF para você imprimir as cartas aqui, ou em formato .exe para jogar no computador aqui.

Pula Pirata – Na virada do ano fizemos um Reveillonerd e jogamos uma partida de RPG depois das comilanças e comemorações. Como a filhinha de dois jogadores participaria da jogatina e salvo engano ela não tem nem 4 anos ainda, resolvi substituir o teste de pericia: percepção, por um super divertido pula pirata (no nosso caso pula Ogro). Todos se divertiram tentando fazer o Shrek pular antes do mestre e ganhar alguma vantagem sobre os monstros.

Compre aqui pela bagatela de 10 dolares.

Biloca – Na nossa última aventura fiz uma representação de sinuca em uma das sessões apenas usando jogadas de dados, mas o que eu pretendia mesmo era usar bilocas e uma plataforma preparada com papelão onde os jogadores teriam que acertar as bolinhas em alguns buracos, os testes de pericias ou poderes pertinentes utilizados dariam direito a mais tentativas, infelizmente não consegui concluir meus planos a tempo e não pude testar esse mini game. Fica para uma próxima.

Slide Puzzle – Na nossa penúltima sessão de Cerco a Cidadela Felbarr, utilizei um Slide Puzzle que fiz com papel cartão como quebra cabeça para acionar o painel do nexus. Com jogadas de pericias os jogadores aumentavam ou diminuíam a quantidade de movimentos que podiam fazer por rodadas e a cada rodada em que o painel continuava desabilitado, mais inimigos apareciam vindo das varias passagens no cenário, em contra partida sempre que uma ligação era feita (o slide puzzle representava uma espécie de estrada) água fervente tampava uma das entradas. Foi emocionante.

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